top of page

Cachoeira do Sul confirma primeira morte por gripe em 2025; vítima não estava vacinada

  • Writer: William Barreto
    William Barreto
  • May 26
  • 3 min read

Mulher de 75 anos tinha comorbidades e morreu neste mês após internação. Município reforça alerta para vacinação e sintomas graves da doença


Vacinação contra influenza no Centro de Saúde Princesa do Jacuí, com 532 doses aplicadas no sábado. | Foto:  Secretaria Municipal da Saúde - Cachoeira do Sul/RS
Vacinação contra influenza no Centro de Saúde Princesa do Jacuí, com 532 doses aplicadas no sábado. | Foto: Secretaria Municipal da Saúde - Cachoeira do Sul/RS

Cachoeira do Sul confirmou o primeiro óbito por influenza neste ano. A vítima é uma mulher de 75 anos, com comorbidades, que estava internada no Hospital de Caridade e Beneficência (HCB). Ela não havia sido vacinada contra a gripe em 2025. A confirmação foi feita pela Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) na última sexta-feira (23).


Segundo o órgão, a causa da morte foi confirmada após investigação. Com este registro, a Secretaria Municipal da Saúde volta a alertar sobre a importância da imunização, principalmente para pessoas do grupo de risco.


Gripe já causou mortes em pessoas não vacinadas em 2024


De acordo com a Vigilância, em 2024 foram registradas 17 internações hospitalares por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionada à gripe em Cachoeira do Sul. Dessas, oito evoluíram para morte — sendo que sete das vítimas não estavam imunizadas.


No mesmo período, dois surtos de Influenza A (subtipo H1N1) foram registrados em escolas da cidade. Neste ano, além da morte confirmada, houve ao menos um caso de SRAG por gripe com boa recuperação clínica.


Entenda os sintomas de alerta para casos graves


A SRAG ocorre quando uma síndrome gripal evolui para quadros mais graves, como falta de ar, dor no peito, queda da saturação de oxigênio (igual ou menor que 94%) e coloração azulada dos lábios ou rosto. Os sintomas iniciais incluem febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, perda de olfato e paladar — além de possíveis sintomas gastrointestinais.


Diante de sinais de agravamento, a orientação da Secretaria da Saúde é procurar atendimento médico o quanto antes.


Vacina pode prevenir até 70% das formas graves


A vacina da gripe oferecida em 2025 protege contra os vírus H1N1, H3N2 e B. Segundo o Ministério da Saúde, a imunização pode reduzir entre 60% e 70% dos casos graves e mortes pela doença. Além de evitar complicações individuais, a vacina ajuda a reduzir a circulação do vírus na comunidade.


“A população precisa entender a importância da vacinação, impacta a redução de complicações e óbitos, e para isso é necessário o comprometimento de todos”, reforça a secretária municipal da Saúde, Camila Barreto.


Mutirão aplicou mais de 500 doses no sábado


No sábado (18), uma ação especial da Secretaria da Saúde aplicou 532 doses da vacina contra a gripe. Foram 249 doses em comunidades do interior e outras 283 no ponto extra montado no Centro de Saúde Princesa do Jacuí.


A meta do município é ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas.



Serviço: onde se vacinar em Cachoeira do Sul


Locais com salas de vacinação:

– EAP Central

– EAP Centro Social Urbano

– EAP Marina

– ESF Quinta da Boa Vista

– ESF Carvalho

– ESF Noêmia

– ESF Ponche Verde

– ESF Barcelos


Horário normal:

Segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h45 e das 13h às 15h30


Horário estendido:

Das 17h às 21h na EAP Central (Rua Conde de Porto Alegre com XV de Novembro) e no Centro Social Urbano (Rua Leopoldo Souza, 1448 – Bairro Santa Helena)

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

© 2025 Barreto News. Todos os direitos reservados.

bottom of page