top of page

Cachoeira do Sul terá nova creche para atender crianças de 0 a 3 anos

  • Writer: William Barreto
    William Barreto
  • Sep 23
  • 2 min read

Unidade funcionará junto à Igreja Santo Antônio e deve abrir cerca de 100 vagas a partir de 2026


ree

Em resposta à persistente demanda por vagas em creches, a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) de Cachoeira do Sul, anunciou o projeto para a abertura de uma nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). A iniciativa visa atender a faixa etária de 0 a 3 anos, o grupo que atualmente enfrenta a maior escassez de vagas, com a oferta de cerca de 100 novas matrículas.


Um Déficit Histórico


A carência de vagas para a educação infantil é um problema recorrente no município. Dados da Central de Vagas da SMEd mostram que, em 2025, 125 crianças estavam na lista de espera no início do ano letivo. Embora aproximadamente 200 novas vagas tenham sido criadas em escolas municipais e conveniadas, a procura por vagas para bebês e crianças pequenas, cuja matrícula não é obrigatória, segue superando a oferta.


O histórico de espera demonstra a complexidade do desafio:

  • 2022: 43 crianças

  • 2023: 216 crianças

  • 2024: 168 crianças


Em contrapartida, a SMEd garante que a demanda por vagas na pré-escola (4 e 5 anos) é totalmente atendida.


Nova Escola para Cumprir Metas


De acordo com o prefeito Leandro Balardin, o novo espaço será instalado em um prédio da Mitra Diocesana, localizado ao lado da Igreja Matriz Santo Antônio, que passará por reformas. A medida faz parte dos esforços do município para avançar no cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Municipal de Educação (PME), que buscam garantir o atendimento de, pelo menos, 50% das crianças de até 3 anos.


Atualmente, Cachoeira do Sul conta com 15 escolas municipais de educação infantil e duas instituições privadas conveniadas. Além do projeto da nova EMEI, a SMEd informou que outras ações estão em andamento para otimizar o acesso às vagas, como a redistribuição de vagas remanescentes e o acompanhamento de desistências.


O período de inscrições para o ano letivo de 2026 está previsto para o início de outubro. O levantamento de demanda é crucial para o planejamento da oferta de vagas. O Conselho Municipal de Educação está finalizando os estudos sobre os critérios de prioridade e os procedimentos de acesso, que poderão ser acompanhados no site da Prefeitura e na Central de Vagas da Educação Infantil.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

© 2025 Barreto News. Todos os direitos reservados.

bottom of page