Defesa Civil atua em ações de emergência e remoção de famílias em Cachoeira do Sul
- William Barreto

- Jun 17
- 2 min read
Chuvas persistentes provocam remoção de famílias, suspensão de aulas e serviços de saúde, enquanto Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Jacuí e mobiliza ações emergenciais em diversas regiões da cidade

A Defesa Civil, em conjunto com secretarias municipais, intensificou nesta quarta-feira (17) as ações para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas na cidade.
Na Vila Piquiri, nove famílias foram retiradas de áreas de risco e alojadas no Salão Comunitário do bairro. Também foram resgatados 12 cães e 7 porcos. Para minimizar os riscos de alagamento, equipes abriram valas para escoamento da água.

O abrigo da comunidade Santo Antônio está preparado para receber famílias caso a situação se agrave. Devido a infiltrações, serviços de saúde foram suspensos temporariamente em unidades afetadas.
A sinalização foi reforçada em pontos críticos do trânsito, enquanto o nível do Rio Jacuí é monitorado constantemente. Nesta quarta, o rio marcava 19,40 metros a montante e 18,50 metros a jusante, acima do nível normal de 18 metros, mas abaixo do nível de inundação, de 21,5 metros.
Também são monitoradas barragens e açudes. Além disso, houve desobstrução de bueiros nas margens da rodovia 290 para evitar alagamentos nas pistas.
As famílias alojadas no salão comunitário do Piquiri receberam alimentos, água potável, material de limpeza, colchões, cobertores e roupas.
No setor educacional, as aulas foram suspensas nesta quarta em quatro escolas: EMEF Francisco de Souza Machado (Barro Vermelho), Sagrado Coração de Jesus (Piquiri), EMEF Pio XII (Cerro dos Peixotos) e EMEF Emília Vieira da Cunha (Porteira Sete). A situação das demais escolas será avaliada conforme a evolução dos impactos. A prefeitura orienta os pais a consultarem os gestores sobre o transporte escolar.
A administração municipal mantém alerta e reforça a importância do acompanhamento das orientações oficiais.
Fotos: Ascom Prefeitura de Cachoeira do Sul.













Comments