Defesa Civil emite alertas para risco de alagamentos e inundações no RS
- William Barreto

- Jun 16
- 2 min read
Previsão aponta chuvas intensas nos próximos dias, com risco hidrológico em regiões do centro e oeste do estado

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alertas de atenção e alerta para diversas regiões do estado em razão da previsão de chuvas intensas e persistentes nos próximos dias. Embora os níveis dos rios estejam, até o momento, dentro da normalidade, há tendência de elevação em função das precipitações já registradas e dos acumulados previstos, principalmente no centro e na metade oeste do território gaúcho.
Municípios classificados com as cores amarelo (atenção) e laranja (alerta) no mapa hidrológico devem permanecer em estado de vigilância. O risco inclui alagamentos em perímetros urbanos, enxurradas e inundações de arroios e pequenos rios que não possuem monitoramento, além da possibilidade de cheias em cursos d’água maiores.
A partir de quarta-feira (18), há risco indicado de inundação nos rios Ibirapuitã (em Alegrete), Santa Maria (em Rosário do Sul) e Jacuí (em Cachoeira do Sul), com base na previsão de acumulados significativos até a data.
Instabilidades associadas a chuva forte com raios também foram registradas em áreas próximas de Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul e Encruzilhada do Sul, com aviso válido até meia-noite desta segunda-feira (16). Para a região de Jaguari e São Pedro do Sul, a condição é de alerta, com risco alto de alagamentos, válido até 23h30 do mesmo dia.
Nossa equipe de reportagem tentou contato com a Defesa Civil de Cachoeira do Sul para obter informações sobre o plano de contingência municipal, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
A orientação das autoridades é para que a população evite áreas de risco e mantenha-se informada por meio dos canais oficiais. Em caso de emergência, os contatos disponíveis são o 190 (Brigada Militar) e o 193 (Corpo de Bombeiros Militar).













Comments