Governo lança programa para levar especialistas ao SUS
- William Barreto

- Jun 13
- 1 min read
Estados e municípios têm até 30 de junho para aderir ao edital; 500 médicos devem iniciar atendimento em setembro nas regiões com maior demanda reprimida

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (12) o edital de adesão ao programa Agora Tem Especialistas, que prevê a contratação de 500 médicos para atuação em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Os gestores locais têm até o fim de junho para indicar os serviços aptos a receber os profissionais.
Nesta fase inicial, estados, municípios e o Distrito Federal deverão informar quais unidades de saúde contam com infraestrutura adequada — como consultórios, equipamentos, insumos e equipes de apoio — para receber os especialistas.
Com base nesse mapeamento, será lançado, em julho, o edital de seleção dos médicos, que devem iniciar as atividades em setembro. Estão aptos a participar da seleção profissionais com título reconhecido pela Associação Médica Brasileira (AMB) ou certificado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
A atuação será em hospitais regionais, policlínicas e ambulatórios do SUS. O objetivo do programa é reduzir o tempo de espera por consultas e procedimentos especializados, especialmente em locais com histórico de baixa cobertura médica.
Os especialistas receberão acompanhamento técnico e capacitação contínua por instituições vinculadas ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Entre elas, estão o Hospital Sírio-Libanês, o Albert Einstein, o AC Camargo, o HCor, o Hospital Moinhos de Vento, entre outros.
Segundo o Ministério da Saúde, o projeto busca ampliar o acesso da população a cuidados especializados e qualificar o atendimento nas redes públicas, com apoio de centros de excelência na formação médica.













Comments