Mais de 100 participantes se reúnem em Cachoeira do Sul para 9º Encontro Diocesano das CEB's
- William Barreto

- May 26
- 2 min read
Updated: May 26
Caminhada de fé e compromisso com os pobres marcou evento realizado na Capela Nossa Senhora do Rosário. Próximo encontro será em Lagoão, em 2027

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Diocese de Cachoeira do Sul reuniram mais de 100 participantes no 9º Encontro Diocesano, realizado nos dias 24 e 25 de maio, na Capela Nossa Senhora do Rosário, no bairro Marques Ribeiro. Com o tema “Caminhando com esperança” e o lema bíblico “Alarga o espaço de tua tenda” (Is 54,2), o evento destacou o protagonismo das comunidades na vivência da fé e na defesa dos empobrecidos.
Organizado pela Paróquia da Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o encontro seguiu o tradicional método pastoral “Ver, Julgar e Agir”, utilizado para refletir sobre a realidade das comunidades locais. Durante os trabalhos, os participantes analisaram a situação de pobreza e exclusão em seus territórios e discutiram caminhos para fortalecer a ação eclesial com base no Evangelho.
— Da fila do povo brotou a necessidade de reconhecer e identificar o rosto concreto dos empobrecidos, marcados pela história, cultura e opressão — destacou um dos assessores.
A etapa do julgamento, à luz do Evangelho de Mateus (7,15-29), trouxe à tona o desafio de manter a fidelidade ao projeto do Reino de Deus em meio a ameaças simbólicas, como os “lobos em pele de cordeiro”, expressão usada durante o encontro para alertar sobre agentes que fragilizam a missão comunitária.
No domingo, a programação teve início com uma mística de retomada do dia anterior. Em seguida, o coordenador diocesano de pastoral, padre Rudnei Lasch, apresentou as diretrizes do Plano Diocesano de Pastoral. Já o padre Edson Thomassim conduziu a plenária final, que resultou em três compromissos assumidos pelas comunidades:
Fortalecer a vivência comunitária, com atenção às novas gerações;
Investir em formação continuada e missionária de lideranças;
Promover ações concretas de cuidado com a Casa Comum.
Missa de envio e próxima sede
O encerramento do encontro ocorreu com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Edson Batista de Mello, e concelebrada pelos padres Rudnei Lasch e José Vicente de Lima. Em sua homilia, o bispo destacou a centralidade da Palavra e a paz como dom espiritual:
“Se alguém me ama, guarda a minha Palavra; meu Pai o amará, e nós viremos a ele, e faremos nele a nossa morada (Jo 14,23) — disse Dom Edson, citando ainda João 14,27: “Que o vosso coração não se perturbe, nem se encha de medo”.
Segundo o bispo, a paz de Jesus é uma harmonia interior que protege o coração da inquietação e do medo, mesmo diante dos desafios enfrentados pelas comunidades.
Ao final da missa, a Paróquia São João Batista, do município de Lagoão (RS), recebeu o símbolo das CEBs, confirmando-se como a próxima sede do encontro, previsto para 2027. A partir desta edição, os encontros passarão a ser realizados a cada dois anos.













Comments