top of page

Mais de 100 participantes se reúnem em Cachoeira do Sul para 9º Encontro Diocesano das CEB's

  • Writer: William Barreto
    William Barreto
  • May 26
  • 2 min read

Updated: May 26

Caminhada de fé e compromisso com os pobres marcou evento realizado na Capela Nossa Senhora do Rosário. Próximo encontro será em Lagoão, em 2027


9º Encontro Diocesano das CEB’s - comunidade Nossa Senhora do Rosário.
9º Encontro Diocesano das CEB’s - comunidade Nossa Senhora do Rosário.

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Diocese de Cachoeira do Sul reuniram mais de 100 participantes no 9º Encontro Diocesano, realizado nos dias 24 e 25 de maio, na Capela Nossa Senhora do Rosário, no bairro Marques Ribeiro. Com o tema “Caminhando com esperança” e o lema bíblico “Alarga o espaço de tua tenda” (Is 54,2), o evento destacou o protagonismo das comunidades na vivência da fé e na defesa dos empobrecidos.


Organizado pela Paróquia da Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o encontro seguiu o tradicional método pastoral “Ver, Julgar e Agir”, utilizado para refletir sobre a realidade das comunidades locais. Durante os trabalhos, os participantes analisaram a situação de pobreza e exclusão em seus territórios e discutiram caminhos para fortalecer a ação eclesial com base no Evangelho.


— Da fila do povo brotou a necessidade de reconhecer e identificar o rosto concreto dos empobrecidos, marcados pela história, cultura e opressão — destacou um dos assessores.


A etapa do julgamento, à luz do Evangelho de Mateus (7,15-29), trouxe à tona o desafio de manter a fidelidade ao projeto do Reino de Deus em meio a ameaças simbólicas, como os “lobos em pele de cordeiro”, expressão usada durante o encontro para alertar sobre agentes que fragilizam a missão comunitária.


No domingo, a programação teve início com uma mística de retomada do dia anterior. Em seguida, o coordenador diocesano de pastoral, padre Rudnei Lasch, apresentou as diretrizes do Plano Diocesano de Pastoral. Já o padre Edson Thomassim conduziu a plenária final, que resultou em três compromissos assumidos pelas comunidades:


Fortalecer a vivência comunitária, com atenção às novas gerações;


Investir em formação continuada e missionária de lideranças;


Promover ações concretas de cuidado com a Casa Comum.



Missa de envio e próxima sede


O encerramento do encontro ocorreu com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Edson Batista de Mello, e concelebrada pelos padres Rudnei Lasch e José Vicente de Lima. Em sua homilia, o bispo destacou a centralidade da Palavra e a paz como dom espiritual:


“Se alguém me ama, guarda a minha Palavra; meu Pai o amará, e nós viremos a ele, e faremos nele a nossa morada (Jo 14,23) — disse Dom Edson, citando ainda João 14,27: “Que o vosso coração não se perturbe, nem se encha de medo”.


Segundo o bispo, a paz de Jesus é uma harmonia interior que protege o coração da inquietação e do medo, mesmo diante dos desafios enfrentados pelas comunidades.


Ao final da missa, a Paróquia São João Batista, do município de Lagoão (RS), recebeu o símbolo das CEBs, confirmando-se como a próxima sede do encontro, previsto para 2027. A partir desta edição, os encontros passarão a ser realizados a cada dois anos.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

© 2025 Barreto News. Todos os direitos reservados.

bottom of page