top of page

Pastoral da Educação realiza debate on-line sobre saúde mental de professores

  • Writer: William Barreto
    William Barreto
  • Aug 12
  • 2 min read

Encontro discutirá esgotamento profissional, espiritualidade e estratégias de resiliência na rotina docente


Divulgação.
Divulgação.

A rotina de trabalho intensa, somada ao acúmulo de funções e à pressão por resultados, tem colocado a saúde mental dos professores no centro das discussões sobre educação. Em Cachoeira do Sul, a Pastoral da Educação da Diocese de Cachoeira do Sul promove, no dia 13 de agosto, às 20h, um workshop on-line para tratar de saúde mental, espiritualidade e resiliência na vida de quem está em sala de aula.


O encontro será transmitido ao vivo pela página da Pastoral no Facebook e reunirá a psicóloga Jéssica Pacheco Machado, especialista em Educação Transformadora, e a Irmã Andréia Müller, pedagoga e especialista em Neuropsicopedagogia que atua como professora em Manaus (AM).


Segundo o diácono Carlos Idelfonso, a proposta é integrar diferentes dimensões do cuidado com o educador. “Integramos a espiritualidade como pilar central, ao lado da saúde mental e da resiliência, para oferecer um cuidado integral ao educador”, afirma.


O tema central, “Cuidar de Quem Educa”, dará espaço para a troca de experiências e estratégias de prevenção ao estresse e ao burnout. Jéssica deve relacionar práticas de autocuidado e autoconhecimento à transformação do ambiente escolar, enquanto Irmã Andréia abordará o impacto cognitivo e emocional da profissão, com base em sua experiência no Amazonas.


A programação também prevê depoimentos de professores do Amazonas e do Sertão da Bahia, além de momento para perguntas e interação com os convidados. “E principalmente cada um que participar vai nos ajudar a construir o evento... Teremos espaço para testemunhos, perguntas... Quem sabe até a partir desse momento construímos um grupo de estudos sobre o tema”, acrescenta Idelfonso.


A participação é gratuita e dá direito a certificado. Mais informações pelo telefone (51) 99978-5711.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

© 2025 Barreto News. Todos os direitos reservados.

bottom of page