Rio Grande do Sul abre concurso para 6 mil professores e retoma promoções na carreira docente
- William Barreto

- Jul 2
- 1 min read
Inscrições começam nesta quarta e provas serão aplicadas em setembro; governo também convoca aprovados de 2023

O governo do Rio Grande do Sul lançou nesta terça-feira (1º) o edital do concurso público que oferta 6 mil vagas para professores na rede estadual de ensino. O processo seletivo, conduzido pela Secretaria da Educação (Seduc) e organizado pelo Instituto AOCP, terá inscrições abertas entre 2 de julho e 4 de agosto, exclusivamente pela internet.
As vagas abrangem diferentes áreas da Educação Básica e especialidades, como Educação Indígena, Educação Especial e Educação Profissional, e são distribuídas pelas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O edital prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência, indígenas, negros e pessoas trans.
A prova objetiva, composta por 60 questões, e a redação serão aplicadas em 28 de setembro, em municípios-sede das CREs, incluindo Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria. Para candidatos que atuarão em comunidades indígenas, haverá etapas específicas.
Além da nova seleção, a Seduc convocou 327 aprovados do concurso realizado em 2023, elevando o total de nomeações para 1.871 — número que supera o previsto inicialmente, de 1.500.
A Secretaria da Educação também anunciou a retomada do processo de promoções na carreira docente, que será regulamentado por decreto a ser publicado em julho. A expectativa é que cerca de 80% dos professores da rede estadual sejam contemplados, com promoções realizadas de forma sistemática e anual.













Comments