top of page

Balsa gratuita garante travessia no Rio Jacuí durante interdição da Ponte do Fandango em RS

  • Writer: William Barreto
    William Barreto
  • 1 hour ago
  • 1 min read

Interdição total da Ponte do Fandango em Cachoeira do Sul começa em 3 de fevereiro; DNIT garante travessia gratuita 24 horas por dia


Foto: Ascom Prefeitura de Cachoeira do Sul.
Foto: Ascom Prefeitura de Cachoeira do Sul.

A partir do dia 3 de fevereiro de 2026, uma balsa entrará em operação no Rio Jacuí para garantir a mobilidade da população durante a interdição total da Ponte do Fandango, localizada na BR-153/RS. O serviço, oferecido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), será gratuito e funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O embarque será realizado até que a capacidade máxima de carga da balsa seja atingida ou transcorram 40 minutos de espera. Após isso, a estrutura fará a travessia para a margem oposta, onde ocorrerá o desembarque, reiniciando o ciclo de operação. O DNIT informou que contratou duas balsas e analisará a possibilidade de colocar a segunda em funcionamento, desde que as condições de segurança para os usuários sejam as adequadas.

A interdição é necessária para o início da etapa final da reforma da ponte, que integra o projeto de reabilitação da Obra de Arte Especial (OAE) no âmbito do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE). As intervenções contemplam o reforço estrutural dos viadutos de acesso, com aumento da capacidade de carga do trem-tipo de 24 toneladas para 45 toneladas, em conformidade com a legislação vigente. Além disso, a estrutura será elevada em 3,14 metros como medida de prevenção a enchentes.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

© 2025 Barreto News. Todos os direitos reservados.

bottom of page